Entrevistas de Emprego: 3 Perguntas que Você Precisa Conhecer | Marta Barradas

Semana passada, uma leitora me procurou para tirar algumas dúvidas acerca de entrevista de emprego. E no meio da conversa, ela me questionou sobre quais serão as principais perguntas realizadas durante esse processo. Acredito que essa seja uma dúvida muito comum entre os candidatos, e que geram mais nervosismo. Por isso, decidi escrever sobre este tema hoje.

  

Muitas pessoas até fazem pesquisas no Google no intuito de encontrar as “melhores respostas”. Mas não se enganem: os recrutadores já estão “vacinados” contra essas “respostas prontas”, e ao contrário do que pensa, poderá lhe prejudicar muito. Portanto, nada de frases feitas. A melhor resposta sempre será a sua.

Entrevistas de emprego geralmente são dividias em duas etapas. Inicialmente irão querer saber um pouco sobre sua vida pessoal, e só então, partem para parte técnica, ou seja, o seu “saber fazer”.

Para auxilia-lós melhor nessa preparação, separei 3 categorias de perguntas que certamente irão lhe fazer.

1ª Apresentação Inicial

Esse é o momento de falar sobre você. Procure citar os principais pontos da sua vida, aqueles que certamente irão despertar no recrutador o desejo de te conhecer mais e que o fará pensar “é por aí a pessoa que estou procurando”. Só cuidado para não aprofundar-se demais, porque você poderá acabar falando fatos desnecessários da sua vida, que poderão prejudicar sua imagem profissional.

Neste texto, eu falo um pouco mais sobre isso.

2º Qualidades e Pontos de Melhoria

Muitos recrutadores já não fazem mais esse tipo de pergunta. Mas eu particularmente gosto dela, pois consigo identificar um pouco do nível de conhecimento que o candidato tem de si. Portanto, mais uma vez, muito cuidado com respostas prontas.

Duas dicas muito importantes que você precisa saber é: Primeiro, perfeccionismo e ansiedade não são “defeitos”, isso é, não são pontos de melhoria. E por mais que tente argumentar, não são. Portanto, se você costuma falar isso em suas entrevistas de emprego, mude. Você precisa se autoconhecer, pois quando nos conhecemos, fica fácil falar ao nosso respeito.

3º Entrevista por competência

São realizadas perguntas referentes à situações da sua rotina de trabalho para identificar se você tem ou não o perfil da vaga e se você se adequa ou não aos valores da empresa. Um exemplo deste tipo de pergunta (dependendo da vaga) seria “Conte-me sobre alguma situação em que você foi cobrado por não cumprir prazos”. Então, a partir do seu relato, você estará sendo avaliado (a).

Mas não se preocupe, entrevistas por competências só são realizadas quando o candidato tem experiência profissional.

Se ficou alguma dúvida, é só chamar no Whatsapp ou pelo Inbox.

Boa Sorte!

 

Marta Barradas é Psicóloga, formada pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Experiência em multinacionais, atuando na área de recrutamento e seleção . Atuação também no mercado como orientadora de Carreira, e idealizadora do Projeto Jovem&Job. 

---------- ATENÇÃO: Essa vaga é de responsabilidade do anunciante. Fique atento para possíveis golpes. Se perceber algo suspeito, nos comunique através do e-mail floromauel@gmail.com colocando no título "Themos Vagas - Denúncia" juntamente com o link da publicação e o motivo da denúncia na descrição da mensagem para que possamos analisar e parar de divulgar o anúncio. ----------