Você realmente se comunica bem na sua empresa?
Reprodução/Internet

A comunicação sempre foi uma das principais ferramentas dentro das organizações. Neste sentido, comunicar-se é, antes de falar, saber ouvir. Isto mesmo, a escuta com qualidade é responsável por sanar e resolver grande parte das demandas existentes dentro das organizações.

Aqui, vou utilizar um termo que merece ser destrinchado: assertividade!

De modo geral, ser assertivo é trazer para a comunicação a empatia. Aqui, você se responsabiliza por suas ações, mas sem agressões ou julgamentos. Também conhecida por COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA – (CNV).

Considerando que a comunicação nas grandes organizações abrangem e-mails, ligações, mensagem em aplicativos de conversas, saber falar e escrever de forma clara e objetiva, assim como se comunicar de forma geral, é fundamental para o desenvolvimento das demandas. Nesse sentido, investir em uma comunicação assertiva não é somente investir em comunicações verbais, uma vez que esta envolve também as comunicações não verbais.

Lembre-se sempre que um bom profissional deve saber planejar e esquematizar suas ideias para transmiti-las de forma eficiente e serem entendidas corretamente por aqueles que receberem essas mensagens.

Podemos aqui especificar alguns motivos para se investir nesse tipo de comunicação:

  1. Melhoria nos processos: um dos maiores gaps existentes em diferentes ambientes corporativos é a falha na comunicação. Essa situação acontece porque nem todo líder ou colaborador compreende como transmitir as mensagens com clareza e objetividade. E aqui estamos falando de processos. Ou seja, investir neles torna a comunicação mais fluída e mais eficaz;
  2. Engajamento e motivação dos colaboradores: há uma satisfação entre os membros da organização. Isso acontece, pois eles enxergam que estão em um lugar onde existe transparência, objetividade e espírito de cooperação;
  3. Diminuição de conflitos: há redução de brechas para mal entendidos, uma vez que as informações são passadas com clareza. Assim há uma diminuição considerável de discussões desnecessárias;
  4. Melhora o clima organizacional: isto acontece porque os gestores compartilham as informações necessárias, tornando a equipe parte do processo. Dessa forma, há mais motivação e a sensação de valorização por parte dos profissionais. Também diminui o fluxo de fofocas e especulações.
Mas, como iniciar a implementação de uma comunicação assertiva e não violenta? Abaixo seguem passos para isto:
  1. Comece a fazer pesquisas de climas organizacionais com aplicação de testes. Um teste que funciona muito é a JANELA DE JOHARI. É um método quantitativo em que o colaborador responde e em seguida é dada uma classificação (irei disponibilizar a ferramenta na aba PDF no site);
  2. Após aplicar o teste sente com o RH para avaliar o resultado;
  3. Em seguida promova um feedback com o colaborador a fim de informar qual seu resultado e como pode ser melhorado (aqui também existem softs que fazem essa análise), caso sua organização não precise investir num sistema, faça no formato excel que o resultado será também satisfatório;
  4. Por fim e após o feedback desenvolve um PDI (programa de desenvolvimento individual) e acompanhe seu colaborador.

Jamais esqueça: sem comunicação ASSERTIVA E NÃO VIOLENTA não há como mudar um clima organizacional e, sobretudo, sua empresa adoecerá com as demandas de insatisfação e desmotivação que irão chegar ao setor de Recursos Humanos.

Finalizo este texto com uma frase de Karina Okajima Fukumitsu que costumo aplicar bastante nas conversas sobre comunicação: “Quem está longe julga, quem está perto compreende“.

Desejo boas trocas!

Escrito por Dr. Paulo Victor Moreira, advogado, sócio do escritório Bona Moreira Silva Advogados Associados, especialista em direito do trabalho e MBA em RH 4.0 e gestor de Recursos Humanos.

Fontes:

https://conteudo.movidesk.com/o-que-e-comunicacao-assertiva/#:~:text=Em%20outras%20palavras%2C%20o%20que,conflitos%20ou%20problemas%20de%20rela%C3%A7%C3%A3o.
ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/importancia-comunicacao-eficaz-organizacoes/

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