Por que sua empresa precisa ter o departamento de RH bem alinhado com o direito do trabalho?

Como é de conhecimento, o direito do trabalho rege as relações de trabalho  trazendo os direitos tanto para empregados quanto para empregadores.

O que não se sabe é que uma empresa para se ter uma gestão bem alinhada e com baixas possibilidades de ser demandada judicialmente, precisa voltar seu olhar ao setor de Recursos Humanos.

O referido departamento é a ponto central de qualquer empresa, uma vez que é lá que está concentrada toda a força de trabalho e pode significar o sucesso ou o fracasso da organização.

Neste sentido, é de grande importância que os colaboradores se sintam confortáveis para desempenhar um bom serviço, alinhando sempre seus propósitos com o da empresa, a fim de buscarem o êxito do negócio.

Chama-nos a atenção da falta de engajamento dos colaboradores nas atuais organizações e do crescente número de trabalhadores que adoecem cada dia mais nos ambientes de trabalho, principalmente, adoecimentos mentais.

Logo, sai de cena o que se conhecia por Departamento Pessoal, que estava ali associada somente as rotinas procedimentais de seu dia a dia e ganha força o denominado Recursos Humanos, isto é, o setor passa a estudar cada vez mais as competências pessoais (aspectos políticos e humanos), de cada funcionário e entender da legislação e doutrina trabalhista, bem como as tendências jurisprudenciais.

Outra mudança se viu, com a reforma trabalhista, momento em que cresceu a necessidade de adaptação do setor de RH, passando a ter bojo e base da essência das normas trabalhistas aliada com a essência do ser humano em seu sentido estrito. Estudando o comportamento, a mente, as características que mais se destacam entre seus colaboradores, quais formas podem produzir mais, como estimular e motivar a equipe, dentre outros.

Neste contexto, o caminho mais duradouro para a solução dos problemas aliados a esfera trabalhista está na existência de um programa dentro da organização, de Assessoria Jurídica Trabalhista voltada diretamente para orientar e dar suporte ao Departamento de Recursos Humanos no conhecimento do direito do trabalho.

Em outras palavras as questões rotineiras que surgem como horário de entrada e saída da empresa, cumprimento das normas de segurança, procedimento de férias e afastamentos por motivos de doenças, acidentes de trabalho, pagamentos de salário e remuneração, etc., precisam ser expostos com clareza para os membros da organização, cabendo ao setor de Recursos Humanos ter o conhecimento da norma jurídica do trabalho aplicada para desempenhar esse importante papel.

Dessa forma é possível se evitar futuras discussões trabalhistas no Poder Judiciário, evitando desgaste ao ambiente laboral, principalmente no que diz respeito ao clima organizacional da empresa.

Então, com uma simples atitude de se colocar uma assessoria jurídica permanente para auxiliar as decisões a serem tomadas quanto aos colaboradores já reduz, e muito, a probabilidade da empresa estar envolvida com ações judiciais.

Lembre-se: Ninguém quer ter sua empresa sendo ré em uma demanda judicial!  O que se puder evitar de forma extrajudicial, com uma educação voltada para tanto, recomenda-se fazê-la.