Senac lança edital com 585 vagas para cursos gratuitos no Piauí

As vagas são destinadas ao Programa de Aprendizagem do Senac PI para o 1º semestre de 2018

O Senac lançou na manhã da última terça-feira, 07, na sede da Administração Regional da Instituição, o Edital do Programa Senac Aprendiz, no qual oferta 585 (quinhentos e oitenta e cinco) vagas gratuitas para o 1º semestre de 2018, destinadas aos cursos de Aprendizagem nos municípios de Teresina, Parnaíba e Picos.

Estiveram presentes na solenidade o Presidente e a Diretora Regional do Senac Piauí, Valdeci Cavalcante e Elaine Dias, o Superintendente Regional do Ministério do Trabalho, Philippe Salha, o Presidente do SINDILOJAS, Tertulino Passos, a Gerente de Educação Especial da SEDUC, Maria Lúcia Freitas, a Diretora de Educação Profissional do Senac, Martha Senna e colaboradores da instituição.

Valdeci Cavalcante destacou a importância de investir na qualificação de jovens aprendizes, “o que falta para a juventude é uma oportunidade, com o Programa Senac Aprendiz os jovens iniciam no mercado de trabalho e têm a oportunidade de crescer socialmente, pois estarão adquirindo conhecimento, trabalhando, estudando na educação básica e realizando os cursos de profissionalização que a instituição oferta”, afirma.

Serão ofertados três cursos de forma presencial: Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativo; Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas e Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados. As vagas estão distribuídas da seguinte forma:

Teresina – 470 (quatrocentos e setenta) vagas;

Picos – 70 (setenta) vagas;

Parnaíba – 45 (oitenta) vagas.

A Lei da Aprendizagem, também conhecida como Aprendiz Legal, determina que empresas de grande e médio porte devem ter de 5% a 15% de aprendizes em trabalho, sendo que estes demandem alguma função dentro da empresa. Para Philippe Salha, o Programa Senac Aprendiz tem extrema relevância para na formação profissional dos jovens “o mercado trabalho está em busca, cada vez mais, de profissionais qualificados e com o Programa os participantes têm a oportunidade de se capacitar. O Ministério de Trabalho e Emprego fiscaliza e orienta as empresas para que cumpram as cotas de aprendizagem estabelecidas por Lei”, ressalta.

O preenchimento das vagas gratuitas disponibilizadas no Edital destinam-se as empresas contribuintes do SENAC, porém as empresas não contribuintes também poderão participar do Programa respeitando os critérios estabelecidos.

José Wellington da Silva, jovem aprendiz e aluno do curso Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas, destacou durante a solenidade a importância do Programa para o jovens “eu vejo a aprendizagem como uma solução para que muitos jovens criem responsabilidades, amadureçam e tenham uma rotina saudável de estudos e trabalho. O programa nos insere no mercado de trabalho ao tempo que nos oferta a capacitação profissional necessária para desenvolver com êxito as atividades dentro da empresa”, afirma.

A inserção no Programa Senac Aprendiz é feita exclusivamente através das empresas, onde é realizado o recrutamento e seleção dos jovens, se responsabilizando ainda pela remuneração dos mesmos, que corresponde ao salário mínimo/hora. O jovem deverá ter de 14 (catorze) à 18 (dezoito) anos de idade e estar matriculado na educação básica.

Confira o EDITAL COMPLETO

 

Fonte: Senac PI

---------- ATENÇÃO: Essa vaga é de responsabilidade do anunciante. Fique atento para possíveis golpes. Se perceber algo suspeito, nos comunique através do e-mail floromauel@gmail.com colocando no título "Themos Vagas - Denúncia" juntamente com o link da publicação e o motivo da denúncia na descrição da mensagem para que possamos analisar e parar de divulgar o anúncio. ----------