Se teve algo que foi fundamental pro início da minha carreira enquanto profissional da Psicologia Organizacional, foi a oportunidade de poder vivenciar estágios extracurriculares nesta área. E ao contrário do que muitos pensam, em algumas empresas, o estágio extracurricular conta sim como experiência. Afinal, foi no estágio,que você vivenciou funções quem sem dúvidas, gerou em você identidade profissional e o “SABER FAZER”.

Todavia, antes de aceitar qualquer oportunidade de estágio, é importante se atentar à alguns aspectos importantes.

1- BOLSA DE ESTÁGIO

Conforme a Lei 11.788 (Lei do estágio), a unidade concedente é obrigada a pagar somente uma ajuda de custo ao estagiário. A lei, no entanto, não determina um valor especifico de bolsa. Mas obrigatoriamente, deve-se no mínimo, dar um auxílio transporte.

Bom, partindo deste pressuposto, é importante que antes de você vibrar com a aprovação no processo seletivo, procure saber informações a respeito da bolsa. Isso é, se você visa com esse estágio apenas adquirir conhecimentos, maturidade profissional, ou algo relacionado a isso, então acredito que não irá se importar tanto  caso a empresa te ofereça apenas um auxilio transporte. Só que cuidado: Será que você  precisa mesmo apenas bancar o deslocamento para a empresa? E quanto a, por exemplo, ter que almoçar, ou comer algo antes de ir para aula ao sair do seu estágio? Quem vai bancar isso? Acredito muito que quem procura por estágios extracurriculares, está buscando no mínimo um ajuda financeira para custear a vida acadêmica, além da experiência extraclasse, claro.

Portanto, analisem bem a bolsa que a empresa irá oferecer e façam aquela velha análise do custo x benefício.

2- AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Quando eu tive a experiência de atuar com orientação profissional de alunos na graduação, eu realiza também o acompanhamento de estágios extracurriculares. E o que eu mais via em termos de estágios, eram descrições de atividades que o aluno iria desempenhar que NADA tinham haver diretamente com o seu curso. Por exemplo, peguei muito termo de aluno do curso de Administração que as atividades descritas lá eram: “Atendimento ao telefone; recepção de clientes; ajudar na organização dos arquivos, e etc”. Agora eu pergunto: Essas funções tem alguma relação com o curso? Como esse estágio iria proporcionar para esse aluno alguma aprendizagem? Como esse aluno iria conseguir fazer a conexão com o conteúdo visto em sala de aula com a prática desse estágio?

Só que infelizmente, às vezes o aluno precisa tanto dessa bolsa, que acaba não se atentando muito para esta questão. Mas aqui fica o alerta. Os estágios remunerados também são uma oportunidade muito rica de conhecimento! Portanto, precisamos saber aproveita-los da melhor forma possível. Porque se não, ao invés de ser algo bom na sua vida, acaba que se torna um fardo.

3- APÓLICE DE SEGURO

Minha entrada no mercado de trabalho; todos os conhecimentos adquiridos na área, toda minha identidade profissional, só se tornaram possíveis, graças a minha experiência de estágio extracurricular  em empresas sérias que me deram realmente a oportunidade de iniciar minha vida profissional com segurança e qualidade. Todas elas sempre foram muito responsáveis com meu contrato de estágio. Em todas tive minha apólice de seguro.

Para quem não sabe, a Lei do estágio estabelece como responsabilidade da empresa concedente fazer seguro de vida para seus estagiários. Isto irá assegura-lo contra “acidentes de estágio”, morte ou invalidez, e estabelece responsabilidade da empresa sobre seus estagiários.  Todavia, por mais absurdo que pareça, muitas empresas não querem ter essa obrigação e negam-se a fazê-la!  Portanto, outro ponto que você precisa se atentar é se no seu Termo de estágio consta o número da apólice de seguro e a seguradora. Isto é  que garante a sua PROTEÇÃO no estágio.

Não aceite estágios que não asseguram sua vida.

 

Então, resumidamente, a experiência no estágio extracurricular, sem dúvidas facilitam muito a nossa entrada no mercado de trabalho e contribuem muito para nossa formação profissional. Ajudam-nos a estabelecer um foco de atuação e nos capacita cada vez mais nessa área.

Todavia, antes de sair por ai aceitando qualquer estágio, analise bem seu termo de estágio e verifique 3 pontos principais: VALOR DA BOLSA, ATIVIDADES DESEMPENHADAS e APÓLICE DE SEGURO.

Boa Sorte!

Marta Barradas é Psicóloga, formada pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Experiência em multinacionais, atuando na área de recrutamento e seleção . Atuação também no mercado como orientadora de Carreira, e idealizadora do Projeto Jovem&Job. 

---------- ATENÇÃO: Essa vaga é de responsabilidade do anunciante. Fique atento para possíveis golpes. Se perceber algo suspeito, nos comunique através do e-mail floromauel@gmail.com colocando no título "Themos Vagas - Denúncia" juntamente com o link da publicação e o motivo da denúncia na descrição da mensagem para que possamos analisar e parar de divulgar o anúncio. ----------