Você já passou pela primeira etapa e teve seu currículo escolhido, foi chamado para entrevista de emprego e agora vem a grande pergunta: O que vestir? Qual a roupa adequada para fazer a entrevista?

Você deve lembrar que, quando se fala em entrevista de emprego, a primeira impressão é a que fica já que nem sempre se tem outra oportunidade de causar uma segunda impressão.

Apesar de o momento ser de avaliação das habilidades e competências do candidato, e isso é o que vai ser decisivo para sua contratação, uma roupa inadequada pode lhe prejudicar neste momento.


1 – Atue como “vendedor” da sua imagem
Os candidatos devem entender que eles são vendedores de si mesmos. A entrevista é o momento de mostrar o seu valor. Escolha uma roupa que lhe dê segurança na hora de se apresentar, que combine com a sua personalidade.

Sua imagem conta muito sobre quem você é e como se relaciona com o mundo. As roupas são ferramentas de comunicação. Não esqueça! Na hora de revelar o seu produto, seja marqueteiro. Pense no conteúdo sem esquecer do anúncio, da embalagem, do mercado.


O que é recomendado:
– Roupas com cores suaves ou neutras (branco, bege, cinza, azul marinho, preto);
– Roupas com modelagens clássicas (terno, blazer, tailleur, camisa e calça social);
– Sapatos de cor escura;
– Sapatos sem salto ou com salto médio;
– Maquiagem leve.

O que pode causar má impressão:
– Cores fortes;
– Estampas marcantes;
– Decotes;
– Bijuterias, joias e acessórios em excesso;
– Roupas muito curtas ou coladas;
– Sapatos muito altos;
– Maquiagem forte;
– Perfume forte;
– Roupas transparentes.
 

2 – Procure informações
O ideal é que você pesquise sobre a empresa o ambiente e a cultura da empresa que você está se candidatando, existem empresas mais formais outras mais informais, pense em empresas como a Google e a Bolsa de Valores e entenderá a diferença entre empresas uma e outra, pense também na função que está buscando, se você quer ocupar uma vaga num setor onde todos usam jeans, vá para a entrevista usando jeans. Esqueça as roupas mais formais, mesmo que a empresa seja de grande porte.


Estilo formal:
– Terno com gravata ou tailleur;
– Camisa e calça social;
– Blusa com saia de comprimento médio (até o joelho);
– Vestidos com comprimento médio (até o joelho).


Estilo descolado:
– Calça jeans;
– Camisa social ou polo;
– Blusas de cores e estampas leves;
– Vestidos de comprimento médio (até o joelho).
 

3 – Higiene é fundamental
Higiene, asseio e cuidado pessoal também mostram traços de sua personalidade. Se você não cuida bem da sua aparência e das roupas que usa, como vai passar uma imagem de responsabilidade para assumir um cargo? Pense nisso. Encare bem o espelho e revise os detalhes do traje que escolheu antes da entrevista.

Nunca é demais reforçar que o corte de cabelo, o comprimento da barba, das unhas, o estado das suas roupas e sapatos compõem uma parte muito importante da sua imagem.


4 – Bom humor também conta
Você identificou o perfil ideal para a vaga, buscou uma roupa legal no armário, checou cada detalhe no espelho. Beleza! Então dedique um tempinho para checar o humor. A aparência de um profissional competente e bem sucedido passa também pelo entusiasmo do candidato. A roupa adequada para a entrevista funciona ainda melhor se você se posicionar de forma positiva e segura, com a confiança de que você é o candidato perfeito para a vaga.

Suzi Santos: Graduada em psicologia e recursos humanos, pós graduada em gestão de pessoas(IPOG), Practitioner em programação neurolinguística. Atua a sete anos na área de recursos humanos, desenvolvendo talentos e treinando competências.
Facebook – Twitter – Instagram – Linkedin

---------- ATENÇÃO: Essa vaga é de responsabilidade do anunciante. Fique atento para possíveis golpes. Se perceber algo suspeito, nos comunique através do e-mail floromauel@gmail.com colocando no título "Themos Vagas - Denúncia" juntamente com o link da publicação e o motivo da denúncia na descrição da mensagem para que possamos analisar e parar de divulgar o anúncio. ----------