Três expressões que você precisa riscar do vocabulário corporativo | Marta Barradas

Algumas expressões no nosso vocabulário corporativo devem ser evitadas,  pois podem prejudicar tanto a nossa imagem profissional quanto afetar o nosso emocional, ou seja, a forma como lidaremos com aquela situação a partir do momento em que falamos determinadas frases. Abaixo, segue três exemplos dessas expressões:

1.“Isso é muito difícil”

Frases deste tipo tendem a ser um bloqueador emocional. Uma dica, seria por exemplo, suavizar essa frase utilizando palavras substitutas como “Isso é trabalhoso” no lugar de difícil, mesmo nos seus diálogos internos. Quando você troca uma palavra pela outra entende-se que aquilo não é difícil, mas apenas que levará um pouco mais de tempo para executa – lo.

2. “Não tem como” ou “não dá para fazer” ou “é impossível”

Frases assim, demonstram uma percepção antecipada da situação, e podem passar uma imagem de preguiça ou simplesmente um não querer fazer. É preciso olhar para os problemas querendo dar um jeito. Empresas valorizam pessoas quem vão além, que tenham soluções, porque é essa atitude que faz toda a diferença no trabalho, pois “contaminam” positivamente o ambiente.

A dica é usar algo como “Vai dar trabalho, mas vamos fazer”.

 

3. “Veja bem”, “olha só” e variações

Expressões deste tipo, mesmo que não tenham qualquer sentido mais profundo, podem soar negativamente para quem está ouvindo. Um ‘veja bem’ no início da fala é agressivo porque você está dizendo que, até o momento, a pessoa não estava vendo a situação tão bem quanto deveria. E isso ocorre mesmo que, do ponto de vista racional, a pessoa entenda que a expressão é apenas uma forma de iniciar a frase. Quem ouve pode descartar automaticamente o conteúdo semântico, mas o impacto processado pelo emocional não poderá ser descartado. Uma dica, nesse contexto de troca de ideias, seria, por exemplo, iniciar a frase dizendo o seguinte “Ok, eu entendo o seu ponto de vista, mas agora vamos tentar enxergar a situação por esse outro ponto de vista…”.

Boa Sorte!

 

Marta Barradas é Psicóloga, formada pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Experiência em multinacionais, atuando na área de recrutamento e seleção . Atuação também no mercado como orientadora de Carreira, e idealizadora do Projeto Jovem&Job. 

---------- ATENÇÃO: Essa vaga é de responsabilidade do anunciante. Fique atento para possíveis golpes. Se perceber algo suspeito, nos comunique através do e-mail floromauel@gmail.com colocando no título "Themos Vagas - Denúncia" juntamente com o link da publicação e o motivo da denúncia na descrição da mensagem para que possamos analisar e parar de divulgar o anúncio. ----------