Rede Ponte convida empresários e gestores para certificação com Selo Internacional do Trabalho Digno

Reprodução/Rede Ponte

O Selo Internacional do Trabalho Digno é uma distinção social, as empresas que possuem este selo comprometem-se em promover a cultura do trabalho digno na relação com os colaboradores, clientes e com a comunidade. É realizado pela Rede Ponte em parceria com organizações sociais e empresariais e chancelado pela Brücke – Le pont da Suíça – organização com 65 anos dedicados a apoiar a cultura do trabalho digno em várias partes do mundo.

O Selo não possui caráter fiscalizatório, mas, educativo e quer estimular as empresas a promoverem a cultura do trabalho digno. Todo o processo é baseado nas diretrizes da OIT – Organização Internacional do Trabalho.

O que a empresa ganha com isso?

O direito de utilizar a logomarca “Eu Apoio Trabalho Digno” na sua publicidade e propaganda durante o ano de 2023, destacando-se das demais empresas por respeitar e promover a cultura do trabalho digno.

Quem pode concorrer ao Selo?

Concorrem a edição 2023 do Selo do Trabalho Digno empresas sediadas no Estado do Piauí.

As empresas concorrem com outras empresas do mesmo ramo, tipo e faturamento. A exceção do MEI, todas as empresas precisarão ter no mínimo 4 respostas de colaboradores. As respostas dos colaboradores são anônimas e protegidas.

O que é índice de trabalho digno?

É um Índice criado pela Rede Ponte em parceria com a Brücke Le da Suíça para medir a proximidade ou o distanciamento de uma empresa em relação a cultura do trabalho digno.

Esse índice é medido a partir de valores [scores] atribuídos as respostas dos questionários da empresa [QE] e dos colaboradores [QC].

A fórmula do Índice do Trabalho Digno (ITD) é a seguinte: soma do [QE] x 40% + Soma do [QC} x 60% = ITD.

Alcançam o Índice do Trabalho Digno as empresas que conseguirem até 70% do valor do maior ITD da edição do Selo.

Com o trabalho digno todos ganham:

– Ganha a empresa que vende mais, mantém uma imagem favorável e consegue crescer;
– Ganham os colaboradores que trabalham mais felizes e produzem mais;
– Ganham os clientes que se sentem satisfeitos em investir em um produto feito com trabalho digno;
– Ganha a comunidade que tem a empresa como aliada no seu desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Como concorrer ao Selo Trabalho Digno?

Para concorrer a empresa deverá responder ao questionário para empresas. O sistema irá emitir um código, que deverá ser distribuído para os colaboradores da empresa. As respostas dos colaboradores são anônimas e protegidas.

A Avaliação do ITD – Índice do Trabalho Digno é realizada por algoritmo, sem intervenção humana. As empresa que alcançarem o ITD receberão a visita de um observador externo para validar as respostas.

Themos Vagas

Quer receber notícias diretamente no seu whatsapp? Então, adicione aos seus contatos o número do Floro Mauel – 86 99174746 e em seguida envie um whats solicitando o link do grupo.