Plataforma do Governo vai facilitar ingresso de idosos ao mercado de trabalho

Reprodução

Falta pouco para o Governo do Estado anunciar o início do funcionamento da plataforma Piauí Oportunidades, um recurso eficiente para inclusão de idosos no mercado de trabalho. A ferramenta está em fase de desenvolvimento e vai operacionalizar a lei nº 8.839, que institui o Programa Banco de Empregos para Idosos no estado, sancionada pelo governador Rafael Fonteles no mês de outubro.

A plataforma permite, de forma on line, não só o cadastro de currículos, mas também, a escolha de cursos de qualificação. “As próprias pessoas poderão fazer seu direcionamento de pleito, tanto para qualificação como para contratação de emprego”, destaca o secretário do Trabalho e Emprego, José Santana.

Idosos com dificuldade de acesso à internet poderão participar do programa por meio de atendimento presencial nas agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine). A ideia é ampliar as oportunidades de trabalho, formal e informal, para pessoas com 60 anos ou mais, promovendo sua autonomia financeira, valorizando sua experiência profissional e combatendo o preconceito etário (etarismo).

A lei garante ainda que as vagas respeitem as condições físicas, psíquicas e intelectuais da pessoa idosa, em conformidade com a legislação trabalhista e o Estatuto do Idoso.

Incentivos fiscais

O governo incentivará empresas públicas e privadas a contratarem este segmento da população, podendo oferecer, inclusive, benefícios fiscais.

“Teremos a regulamentação desta lei por meio de um decreto do governador, quando teremos conhecimento do tipo de incentivo fiscal destinado a essas empresas que destinam um percentual de suas vagas para este público” finalizou Santana.

Com informações do Governo do Piauí.

Themos Vagas

Canal do WhatsApp, clique nesse link
Canal do Telegram, clique nesse link
Themos Vagas no Instagram, clique nesse link
Floro Mauel no Instagram, clique nesse link