Piauí cria lei que apoia trabalhadores rurais e facilita a reforma agrária

Reprodução

O governador Rafael Fonteles sancionou a lei 8.306, de 19 de fevereiro de 2024, que cria a Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para a Agricultura Familiar e o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Estado do Piauí (Proaterpi).

De autoria da deputada Elisângela Moura, o programa e as políticas estaduais têm o objetivo de fortalecer o desenvolvimento sustentável, fornecer serviços de assistência técnica e extensão rural gratuitamente, contribuir para a segurança alimentar, apoiar iniciativas que promovam as potencialidades regionais e implementar pesquisas para a recuperação e preservação das microbacias nas propriedades rurais.

“O serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) é fundamental para a sobrevivência da Agricultura Familiar em suas várias modalidades e segmentos. E a Ater não pode ser serviços alternados, deve ser continuado e gratuito e de obrigatoriedade do Estado para os Agricultores Familiares, empreendimentos familiares rurais, os silvicultores, aquicultores. extrativistas, marisqueiros(as), comunidades tradicionais, ribeirinhos, aquoextrativistas e pescadores, bem como os beneficiários de programas de colonização e irrigação enquadrados nos termos da Lei n. 11.326/2006”, explica Elisângela Moura.

Com informações do Governo do Piauí.

Themos Vagas

Canal do WhatsApp, clique nesse link
Canal do Telegram, clique nesse link
Themos Vagas no Instagram, clique nesse link
Floro Mauel no Instagram, clique nesse link