Grupo Vanguarda assina acordo para contratar 200 pessoas inscritas no CadÚnico

Reprodução/Governo Federal

O Grupo Vanguarda, do setor de supermercados, também assinou um protocolo de intenções com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), com a expectativa de contratar cerca de 200 pessoas no Piauí e Maranhão, sendo que dez já foram empregadas nesta quarta-feira, 14, em Teresina. É o caso de Jessiane Lima, que celebrou: “Estou muito feliz por essa vaga de emprego que recebi hoje e pela oportunidade de receber todos os meus benefícios e estabilidade para o meu filho”.

A empresária Van Fernandes, do Grupo Vanguarda, afirmou a satisfação de fazer parte desse momento que põe nas mãos de colaboradores suas carteiras de trabalho. “Sinto um orgulho muito grande de ter assinado esse protocolo de intenções. A carteira de trabalho me proporcionou não foi dinheiro, mas foi uma referência, uma identificação, que me trouxe até aqui. Inclusive, uma aposentadoria, porque isso aqui é um auxílio que não representa meramente um prato de comida, isso aqui representa a vida, um propósito, uma caminhada”, enalteceu a empresária.

Ela também recordou os benefícios sociais do emprego formal. “Quem tem essa carteira, não tem só trabalho, tem todos os direitos garantidos: FGTS, seguro desemprego, se por algum período ficar sem assinatura, férias, seguridade social e segurança de saber que tem um patrimônio que é o seu trabalho”, defendeu Van Fernandes.

“Emprego não é só salário, não é só a remuneração. É a gente se sentir parte: ‘Aqui é meu local de trabalho, é onde eu posso mostrar meu talento. A gente pode, por esse programa, abrir um caminho novo”, concordou o ministro Wellington Dias.

Ações de inclusão socioeconômica

A Secretaria de Inclusão Socioeconômica (Sisec) do MDS é responsável pelo Plano Aprender & Empreender, que prevê ações nos eixos do empreendedorismo, qualificação profissional e intermediação de mão de obra, além do acolhimento e preparação para o mundo do trabalho e da geração de conhecimento para a disseminação de boas práticas e experiências afirmativas de inclusão produtiva para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A inclusão socioeconômica visa promover a elevação da renda das famílias, pelo reconhecimento de habilidades e capacidades, além da redução das barreiras que ampliam as desigualdades sociais e econômicas. Além de prover oportunidades produtivas, quer pelo emprego ou pelo empreendedorismo, as ações buscam disseminar a qualificação profissional e o acesso aos direitos sociais, como a formalidade dos negócios, a proteção previdenciária, a identificação civil, o microcrédito e a inclusão bancária, por exemplo.

O MDS já formalizou Acordos de Cooperação Técnica com os seguintes entes privados: Grupo Carrefour, Grupo Mateus, Sindicato dos Atacadistas de Aracaju, Grupo Fasouto e Grupo Multserv, nos estados do Piauí, Amapá, Maranhão e Sergipe.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Social.

Themos Vagas

Quer receber notícias diretamente no seu whatsapp? Então, adicione aos seus contatos o número do Floro Mauel – 86 99174746 e em seguida envie um whats solicitando o link do grupo.