8

Por Jesus Passos – Consultora de Marketing Pessoal

Chega uma fase da vida em que temos que aprender a trilhar nossos caminhos. Nesta fase nossas preocupações são estudos, trabalhos… Ah sim, trabalho! Será que você está preparado (a) para o seu primeiro emprego? Ou segundo? Você está preparado (a) para o mercado?

Se sim então me responda qual o seu primeiro pensamento quando pensa em trabalhar? Estando atento a este dinâmico mercado brasileiro, saberá logo que é o currículo. Mas você já parou e refletiu sobre sua importância?

Eu já! E vou falar aqui de sua relevância, sua função, e dar algumas dicas para um CV bem feito.
 

Relevância (o que é?)
É o seu cartão de visita, seu documento profissional que afirma suas qualidades e qualificações para as empresas, é a primeira impressão que você deixa aos contratantes, é o documento mais formal para se pleitear uma vaga de emprego.

Função (para que serve?)
1 – Através dele que se consegue uma entrevista (ATENÇÃO: currículo não serve para arranjar um emprego, serve para você ser chamado para uma entrevista).
2 – Identificar se o candidato tem o perfil da empresa.
3 – Saber se o candidato sabe mostrar suas habilidades, e qualificações através de um documento.
 

Dicas (como fazer?)
Como já foi dito o CV deve ser a primeira impressão que a empresa/organização terá de você. Mas muitos candidatos ao procurarem um vaga, principalmente pela internet, não sabem como agir, neste momentos surgem os erros, a partir daí então não há CV que resolva.

01 – NÃO mandar fotos nos comentários. Se o contratador quiser sua foto ele pede no anúncio, e a foto deve estar impressa juntamente com o currículo, uma foto séria, nas dimensões 3X4.
02 – NÃO colocar o número de telefone nos comentários, suas informações pessoais devem estar no mesmo lugar da foto (CV).
03 – NÃO usar várias fontes diferentes, use uma e no máximo duas.
04 – NÃO faça um CV muito extenso coloque apenas as informações mais importantes.
05 – Use uma linguagem simples e um bom português, evite gírias.
06 – Não há necessidade de capa.
07 – Não coloque os números de documentos, cartões, ou tópicos desnecessários como: “Referência do lar; minha mãe”
08 – Não anexe documentos, no máximo uma carta de recomendação se for solicitado.
09 – Se possível faça um CV diferente para cada vaga desejada.
10 – Divida-o em tópicos, sendo o primeiro o seu objetivo profissional.
11 – E por último, seja sincero, não invente informações, não omita que está estudando ou trabalhando em outro local. O empregador precisa destas informações para lhe contratar. E boa sorte!

 

---------- ATENÇÃO: Essa vaga é de responsabilidade do anunciante. Fique atento para possíveis golpes. Se perceber algo suspeito, nos comunique através do e-mail floromauel@gmail.com colocando no título "Themos Vagas - Denúncia" juntamente com o link da publicação e o motivo da denúncia na descrição da mensagem para que possamos analisar e parar de divulgar o anúncio. ----------