O Orkut vai voltar? Veja o que se sabe sobre o possível relançamento da rede social

Reprodução

Usuários das redes sociais estão ansiosos e curiosos com o possível retorno do Orkut. Desativado há onze anos, a plataforma que alcançou mais de trezentas milhões de pessoas pode estar prestes a voltar. É o que disse o próprio fundador do site, o engenheiro de softwares, de origem turca, Orkut Buyukkokten. Para ele, as redes sociais existem para servir à comunidade. E não para dividir.

Buyukkokten anunciou na Rio Innovation Week de 2024, que o projeto visa resgatar as interações genuínas do passado, mas com as garantias de segurança e funcionalidades tecnológicas dos tempos atuais.

A rede social mantinha as queridas comunidades e outras interações autênticas, um contraste com as críticas frequentemente dirigidas às mídias sociais contemporâneas. Essas comunidades eram ferramentas de identificação entre as pessoas, o que facilitava o alcance de conteúdo personalizado. E por isso, elas serão um ponto importante a ser mantido em um possível novo formato do Orkut.

Apesar da empolgação, não é a primeira vez que a promessa vem à tona. Em 2022, o domínio “orkut.com” foi reativado e passou a exibir uma mensagem do criador da plataforma. No texto, ele dizia estar desenvolvendo algo novo, inspirado nos mesmos valores que tornaram o Orkut popular nos anos 2000.

Enquanto o relançamento não ocorre, os antigos usuários permanecem ansiosos para descobrir como as memórias dos anos 2000 serão postas em prática na era digital moderna.

Themos Vagas

Canal do WhatsApp, clique nesse link
Canal do Telegram, clique nesse link
Themos Vagas no Instagram, clique nesse link
Floro Mauel no Instagram, clique nesse link