UFPI abre seleção para 31 vagas de Professores Formadores Regionais – PNAIC

A Pró-Reitoria de Extensão/PREX/UFPI torna público aos interessados que estarão abertas as inscrições ao Processo de Seleção de Formadores Regionais para o preenchimento de 31 vagas, assim distribuídas: 09 para pré-
escola, 16 do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental e 06 para Novo Mais Educação, bem como para formação de cadastro de reserva, com carga horária de 20 horas semanais, para atuar junto ao Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC/PI, em atividades de formação continuada.

Inscrições:

As inscrições serão realizadas no dia 24/10/2017, no horário de 14h30m às 17h30m, de forma presencial, no Centro de Ciências da Educação Prof. Mariano da Silva Neto/CCE, SP 19 do PPGED/UFPI, na Universidade Federal do Piauí – Bairro Ininga – Teresina – Piauí – CEP 64049-550.

Requisitos:

– Ter experiência na área de formação na qual atuarão, seja educação infantil, alfabetização ou acompanhamento pedagógico dos alunos com dificuldades de aprendizagem;
– Ser licenciado;
– Possuir titulação de especialização, mestrado ou doutorado em Educação ou estar cursando pós-graduação na área de Educação;
– Ser profissional da educação da rede pública;
– Ser brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro com visto permanente;
– Ter participado como formador do Pró-Letramento ou do PNAIC;
– Possuir formação em Pedagogia e áreas afins (Letras e Matemática), Especialização em Educação ou formação latu sensu em áreas afins tais como: Letras e Matemática.

Documentos exigidos para inscrição:

– Comprovação do Ensino Superior (Licenciatura);
– Cópia de documento de identidade e CPF;
– Preenchimento de requerimento de inscrição (em anexo);
– Curriculum vitae devidamente comprovado na área da seleção;
– Comprovação de experiência mínima de 02 (dois) anos na área da seleção.

Os Formadores Regionais desempenharão as seguintes atribuições:

I – planejar as atividades da formação e avaliar o desempenho dos formadores locais durante o curso, registrando as avaliações no SisPacto;
II – planejar e ministrar a formação à turma de formadores locais, com base no material didático selecionado pela rede, sempre com foco na aprendizagem do aluno;
III – acompanhar as atividades dos formadores locais junto aos coordenadores pedagógicos, professores e articuladores da escola, nas turmas organizadas nos municípios ou polos de formação e nas atividades realizadas em serviço;
IV – organizar os encontros com os formadores locais para acompanhamento e avaliação da formação;
V – elaborar e encaminhar ao formador estadual, por meio do SisPacto, os relatórios dos encontros presenciais e da formação em serviço com os formadores locais, registrando avanços e pontos de atenção a serem considerados;
VI – analisar, em conjunto com o formador estadual e os formadores locais, os relatórios das turmas de coordenadores pedagógicos, professores e articuladores das escolas e buscar soluções para os desafios enfrentados; e
VII – compartilhar boas práticas e agir em colaboração, visando ao crescimento de todas as escolas, na perspectiva de construir uma educação equitativa e inclusiva de qualidade para toda a região e estado.

EDITAL COMPLETO

FICHA DE INSCRIÇÃO

Themos Vagas

 

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