Até Steve Jobs já foi demitido. Sim, o grande visionário foi uma vez demitido da Apple.

No livro ‘Winners: and How They Succeed‘ (ainda sem versão em português, mas o título traduzido seria ‘Vencedores: como eles conseguem’), uma de suas falas de destaque é: Todo mundo deveria ser demitido pelo menos uma vez na carreira.

Ser demitido não é incomum

Falar de demissão, quando é determinada pelo contratante, costuma ser um assunto delicado. Mas ser demitido não é incomum e acontece com a maioria das pessoas pelo menos uma vez durante a trajetória profissional.

Contando que a maioria das pessoas é empregada (e não gerencia seu próprio negócio), faz sentido enxergar que qualquer um pode ser demitido a qualquer momento, com ou sem um motivo claro. Mas se você for (ou foi) demitido, não precisa ficar aflito quando na entrevista de uma nova oportunidade surge a temida pergunta “Por que você saiu da última empresa?”.

Como falar da sua demissão na entrevista de emprego

O ideal é avaliar a situação de um ponto de vista positivo. Afinal, você foi contratado e passou um período trabalhando naquele local. Seja qual for a razão da sua demissão, você certamente adquiriu experiência, seja na função, seja no ambiente com os colegas, seja no relacionamento com o seu superior.

Fale da sua experiência

Muitas vezes as demissões são amigáveis porque está claro que o profissional e a empresa não estão em sintonia. Perfis conflitantes e falta de clareza nas expectativas costumam levar a desligamentos. Falar sem medo da sua demissão mostra que você tem maturidade e sabe lidar com a situação.

E se a demissão não foi nada amigável, mostre sua maturidade falando honestamente sobre por que você saiu da última empresa mas seja breve e foque no positivo, se possível.

Como responder “Porque você saiu da última empresa?”

O segredo é fazer um ‘sanduíche’ com a situação que gerou a demissão. Para isso, coloque um aspecto positivo antes e um depois do fator negativo.
Veja 3 exemplos de como falar sobre sua demissão na entrevista de emprego:

Exemplo 1: Diferenças de perfil ou de ideias

[Positivo] “Quando fui contratado, a descrição da vaga e a expectativa quanto a ela eram diferentes do trabalho do dia a dia. Ficou claro desde o princípio que houve divergências de ideias e falhas de comunicação com os quais tive que lidar.”
[Negativo] “Meu gerente e eu chegamos à conclusão de que meu perfil não estava em sintonia com a vaga e foi um desligamento amigável.”
[Positivo] “Então desde que saí fiz trabalho voluntário, revi meus objetivos profissionais e em quais posições me encaixo melhor e me esforcei em melhorar minhas habilidades de comunicação”.

Exemplo 2: Ambiente de trabalho hostil

[Positivo] “Eu trabalho melhor em equipe e estou acostumado a lugares onde as pessoas se apoiam e se motivam uns aos outros.
[Negativo] “Logo me dei conta de que na empresa anterior tinha bastante conflito interno e alta rotatividade de funcionários”.
[Positivo] “Dei o meu melhor e muitos colegas elogiaram meu comportamento ético, mas no fim das contas era um ambiente difícil de conviver.”

Exemplo 3: Comissões

[Positivo] “Eu tinha muita vontade de trabalhar com vendas porque acredito que tem a ver comigo, sou uma pessoa muito comunicativa, com facilidade em me conectar com as pessoas.”
[Negativo] “O mercado está muito competitivo e tanto eu quanto a empresa não estimamos corretamente todo o apoio que eu precisaria para ter um bom desempenho. Levei mais tempo do que imaginava para conseguir começar a realizar vendas e não consegui recuperar em vendas o tempo que passei me adaptando à rotina do setor.”
[Positivo] “Eu fiz excelentes treinamentos em vendas e recebi muitos bons conselhos. Aprendi sobre estratégias e sou muito grato por toda a experiência. No entanto, meu chefe achou que eu me sairia melhor em outro sistema de vendas.”

Se essas dicas te ajudaram, compartilhe com quem precisa também!

Boa Sorte!

 


Marta Barradas
é Psicóloga, formada pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Clínica . Experiência em multinacionais, atuando na área de recrutamento e seleção . Atuação também no mercado como orientadora de Carreira, e idealizadora do Projeto Jovem&Job. 

 

---------- ATENÇÃO: Essa vaga é de responsabilidade do anunciante. Fique atento para possíveis golpes. Se perceber algo suspeito, nos comunique através do e-mail floromauel@gmail.com colocando no título "Themos Vagas - Denúncia" juntamente com o link da publicação e o motivo da denúncia na descrição da mensagem para que possamos analisar e parar de divulgar o anúncio. ----------