Redes Sociais: Um Anexo do Seu Currículo | Marta Barradas

Foto: ComSchool

Digamos que você tenha um ótimo currículo. Digamos também que você teve um comportamento adequado durante todo o processo seletivo. Isso é, expressou-se bem na dinâmica e acredita que teve um bom desempenho durante a entrevista. Você ficou naquela expectativa, com aquele sentimento de “agora vai!”… Só que ai a empresa te liga, e mais uma vez, o “Infelizmente você não foi aprovado em nosso processo seletivo”, foi sua resposta. Você então começa a se questionar sobre o que pode ter dado errado dessa vez?

Bom, como já foi dito aqui – e quero ressaltar mais uma vez – existem VÁRIOS aspectos que podem reprovar um candidato durante o processo seletivo. Mas hoje eu quero chamar sua atenção para algo que talvez você nunca tenha parado pra pensar sobre: As redes sociais são um anexo do seu currículo. Sim, eles podem ser um fator determinante na contratação de alguém.

Redes Sociais: Outra Forma de Avaliar Você

Muitas empresas, hoje em dia, estão utilizando as redes sociais como auxiliadoras para a escolha de um candidato. Existem situações em que 2 ou 3 candidatos foram muito bons durante todo o processo seletivo. De fato, ficaram “empatados”. E como ja passaram por todas as formas de avaliações, alguns profissionais de RH utilizam-se das redes sociais para avaliar melhor aqueles candidatos. Por isso, é muito importante que você tenha um comportamento adequado neste meio. Como assim? Vou explicar melhor.

Entenda que somos livres para ser o que quisermos em nossas redes sociais, afinal, são NOSSAS. Mas entenda também que determinadas formas de expressões podem prejudicar a nossa imagem profissional. E isso é muito mais sério do que imaginamos.

Então, muitas vezes, em situações que a empresa está em dúvida entre candidato A ou B, utilizam as redes sociais para entender um pouco mais do perfil daquele candidato. E dependendo da cultura da empresa, dos valores em que ela acredita, se ela percebe que a forma que você se expressa contradiz com tudo isso, infelizmente isso te reprova. Afinal, a empresa precisa contratar alguém que tenha essa mesma visão de mundo, caso contrário, você não conseguirá se desenvolver profissionalmente lá.

Sim, isso é real. Isso acontece! Talvez seja isso que. esteja impedindo sua contratação até aqui…

Mas caso você não concorde com nada disso, vai ai outro conselho: Privatize seus perfis. Dessa forma, você poderá continuar emitindo suas opiniões, e não corre o risco de “queimar” sua imagem profissional.

Mais uma vez ressalto que: Isso não é uma regra geral. Talvez você não se enquadre nessa situação. Mas meu objetivo aqui é lhe alertar acerca de tudo que poderá te impedir de conquistar seu lugar no mercado de trabalho.

Se você está cansado de receber “nãos” e desanimado com o desemprego, saiba como se tornar UM CANDIDATO CONTRATADO.

Se ficou alguma dúvida, é só chamar no Whatsapp. Estou a disposição.

Boa sorte!

 

Marta Barradas é Psicóloga, formada pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Experiência em multinacionais, atuando na área de recrutamento e seleção . Atuação também no mercado como orientadora de Carreira, e idealizadora do Projeto Jovem&Job. 

 

---------- ATENÇÃO: Essa vaga é de responsabilidade do anunciante. Fique atento para possíveis golpes. Se perceber algo suspeito, nos comunique através do e-mail floromauel@gmail.com colocando no título "Themos Vagas - Denúncia" juntamente com o link da publicação e o motivo da denúncia na descrição da mensagem para que possamos analisar e parar de divulgar o anúncio. ----------