Keep calm: 3 Dicas para Amenizar o Estresse do Trabalho | Marta Barradas

O estresse é uma reação ancestral do organismo às situações de risco. Um alerta da pré-história para dotar o corpo de coragem e hormônios para superar grandes desafios. Da idade das pedras onde homens eram caçadores e caçados ao terceiro milênio, o estresse continua sendo um “companheiro” de trabalho, às vezes bem vindo — quando cria uma ansiedade pelo bom resultado — e outras, de forma nociva, quando imobiliza a equipe, cria ruídos e consequentemente traz resultados negativos para a empresa.

Como identificar o estresse no trabalho
1.Recorrência de doenças oportunistas

Se ultimamente vira e mexe falta alguém na equipe por gripe, virose, conjuntivite, o sistema imunológico da equipe está em baixa. Logo, o problema está na gestão da área.

2.Reclamação de dores

Dor nas costas pode ser má-postura, ou sintoma mesmo de estresse, assim como a dor de cabeça. Se você não é o único a reclamar, algo de errado está rolando.

3.Entregas sofridas

Bater metas, superar dificuldades e criar soluções inovadoras devem ser motivo de comemoração. Se os resultados chegam com sofrimento e sem muita empolgação é porque as expectativas entre empresa e colaboradores estão fora de sintonia.

4.Briguinhas chatinhas

Indiretas, ciúmes, cobranças, transferência de responsabilidade para projetos equivocados e fofoquinhas também demonstram que “o estresse do mal” está presente na área. Falta de boa comunicação, transparência e gestão de responsabilidades.

Ações que amenizam o estresse do trabalho

1.Exercite-se, respire!

Se cada vez que eu escrevesse isso perdesse 100 calorias, seria mais magra que a Gisele Bündchen! Mas é simples assim mesmo: caminhe sozinho ou com companhia, faça alguma atividade física, ande de bicicleta no final de semana, suba escadas… E respire profundamente. Quando a tensão vai do couro cabeludo até o dedão do pé, pare tudo na sua mesa e simplesmente, respire profundamente sentindo o ar tanto no abdômen como nos pulmões!

 2.Aceite seus limites

Não adianta exigir de si mesmo características ou desempenhos que você não tem. Portanto, também não adianta topar desafios que você não será capaz de cumprir. O autoconhecimento nesse sentido, não é papo de autoajuda, é uma ferramenta que vai ajudá-lo a crescer na sua carreira para o resto da vida. Existem mapas de perfil e diagnóstico de características que podem ser realizados por coaches, psicólogos… Recomendo!

 3.O bom humor salva

Às vezes o bicho pega — problemas profissionais, amorosos, financeiros resolvem aparecer assim, um depois do outro. E parece que não haverá solução. E você aprende milhares de coisas, atitudes, erros que não deve repetir, para o resto de sua vida. Não adianta ficar de mal humor. Veja vídeos engraçados no YouTube nas horas vagas, leia um livro light, porque o que não tem remédio, remediado está!

Keep calm, pessoal. E vivam um dia de cada vez.

 

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Marta Barradas é Psicóloga, formada pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Experiência em multinacionais, atuando na área de recrutamento e seleção . Atuação também no mercado como orientadora de Carreira, e idealizadora do Projeto Jovem&Job. 

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