Doença Ocupacional Psicossocial: Falando de Proteção | Marta Barradas

É muito comum ouvirmos pessoas se queixando do ambiente de trabalho. Da pressão pelo alcance das metas, do relacionamento interpessoal com seu gestor imediato, da carga horária excessiva, dos clientes mal educados… Da falta de motivação. Do desânimo de está ali todos os dias. Isso, infelizmente, é mais comum do que pensamos.

Mas e quando o desânimo se transforma em faltas recorrentes? Mas e quando e falta de motivação gera dores de cabeças diárias, dores de estômago… E quando o estresse te paralisa? Isso também tem se tornado muito comum, e precisamos nos atentar quando esses sinais começam se manifestar. Você poderá está desenvolvendo alguma Doença Ocupacional Psicossocial.

Para que fique claro, essas são doenças de ordem psíquica (mental) que por algum motivo, em decorrência do ambiente organizacional, você desenvolveu. Dentre estes motivos, pode estar:

A intensidade no trabalho;

-Tempo desempenhado na função;

-Assédio moral ou sexual;

-Exigências emocionais na função;

-Insegurança, medo do desemprego, e etc.

Algumas pessoas passam por tudo isso, e conseguem se sair bem. Já outras, não. O problema não é resolvido internamente, e o corpo começa a pedir socorro. Por isso ele começa a dar sinais de que algo não vai bem ai dentro, e precisamos cuidar disso.

Essas doenças podem se manifestar de diversas formas:

– Pressão alta;

 -Gastrite;

 -Úlcera;

 -Baixo desempenho;

 -Acidentes de trabalho;

 -Faltas;

 -Desânimo;

 –Burnout , e etc.

Existem várias formas de prevenção. Algumas delas que dependem da empresa, e outras, somente de você.

É muito importante que caso você tenha identificado alguns desses pontos elencados, primeiramente, procure desabafar. Colocar pra fora. Não sinta-se “culpado” ou “fraco” por está assim. Lembre-se: Acontece.

Em segundo lugar, procure alguém da empresa em questão que você possa falar sobre o que está sentindo. De preferência alguém que possa lhe compreender.

Em terceiro, procure um profissional da área. Se seus sintomas são físicos (problemas na pele, dores, e etc), procure um médico. Agora, se mesmo com tratamento, os sintomas continuam, procure um psicólogo. O seu problema certamente será de nível emocional.

Mas não se preocupe. Não se culpe. Se cuide.

Saúde!

 


Marta Barradas
é Psicóloga, formada pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Clínica . Experiência em multinacionais, atuando na área de recrutamento e seleção . Atuação também no mercado como orientadora de Carreira, e idealizadora do Projeto Jovem&Job. 

 

 

---------- ATENÇÃO: Essa vaga é de responsabilidade do anunciante. Fique atento para possíveis golpes. Se perceber algo suspeito, nos comunique através do e-mail floromauel@gmail.com colocando no título "Themos Vagas - Denúncia" juntamente com o link da publicação e o motivo da denúncia na descrição da mensagem para que possamos analisar e parar de divulgar o anúncio. ----------