7 Passos para Fazer Currículo de Jovem Aprendiz  | Marta Barradas

Se você está em busca de uma vaga e quer saber como fazer um currículo de jovem aprendiz, mas acha que não tem nada para escrever, deixe esse pessimismo de lado e leia este texto.

É muito comum jovens que ainda não começaram a trabalhar, acreditar que não têm qualquer experiência ou habilidade para destacar na hora de se candidatar ao primeiro emprego. Mas é um equívoco esse pensamento. Mesmo que nunca tenha trabalhado, certamente você já vivenciou algum curso, palestra ou voluntariado que vale a pena destacar em seu currículo.

1 . Especifique sua escolaridade

Coloque sua escolaridade de forma correta e atualizada. Isso significa especificar o nome da sua instituição de ensino, o curso que você faz, o ano ou semestre que está cursando e o total de anos ou semestres do curso.

. Preste atenção aos erros de português

Preste muita atenção em erros de português. Em caso de dúvida, consulte um dicionário, uma gramática ou até mesmo o Google (Quem nunca?).

3 . Insira cursos complementares

Insira informações sobre cursos complementares que você tenha feito. Nome, data e um pequeno resumo vão muito bem. Fez um curso rápido de informática? Vale colocar. Estudou algum idioma? Mesmo que seu conhecimento esteja no nível básico, ele pode contar pontos.

4 . Coloque as palestras que tenha participado

As palestras que você assistiu também são importantes. Descreva quais foram elas, quando ocorreram e, se for o caso, que tipo de conhecimento elas trouxeram para sua vida. Vale a pena destacar até eventos que a sua instituição de ensino realizou e você participou, como uma semana de apresentações sobre mercado de trabalho, por exemplo. Tudo isso demonstra que você será um jovem aprendiz focado em se desenvolver profissionalmente.

5 . Faça cursos online

Cursos online também são válidos, principalmente quando dão certificações.. Se você fez cursos a distância sobre currículo, entrevista de emprego, administração de tempo, marketing pessoal, por exemplo, tudo isso pode entrar no currículo.

Se você está sem grana, mas tem interesse em fazer cursos desse tipo, clique aqui e conheça esse!

6 . Insira atividades complementares

Atividades complementares também são importantes para o currículo de jovem aprendiz. Se você criou uma empresa na escola ou se faz um trabalho voluntário, lembre-se de contar tudo isso no currículo. Todas essas iniciativas demonstram que você se empenhou, trabalhou em equipe, buscou uma solução para algum desafio. Quando você coloca estas informações de forma clara e objetiva, demonstrando as habilidades que desenvolveu, certamente seu currículo se torna mais atrativo.

7 . Busque informações

Corra atrás do tempo perdido. Se mesmo com todas essas dicas você não encontrou nada interessante para destacar no seu currículo, a recomendação é correr atrás do tempo perdido. Saia de casa e busque alguma boa história para contar.

 

Boa Sorte!

 

Marta Barradas é Psicóloga, formada pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Experiência em multinacionais, atuando na área de recrutamento e seleção . Atuação também no mercado como orientadora de Carreira, e idealizadora do Projeto Jovem&Job. 

---------- ATENÇÃO: Essa vaga é de responsabilidade do anunciante. Fique atento para possíveis golpes. Se perceber algo suspeito, nos comunique através do e-mail floromauel@gmail.com colocando no título "Themos Vagas - Denúncia" juntamente com o link da publicação e o motivo da denúncia na descrição da mensagem para que possamos analisar e parar de divulgar o anúncio. ----------